domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nascer para o filho



Vovó Rita - 8 partos  Minha mãe Inez - 3 partos  Eu 1 cesárea e 3 partos  Camila, minha filha -1 parto

O nascimento de um filho, marca as nossas vidas de forma definitiva. Aliás, cada filho faz nascer em nós uma nova mulher. Eu sempre pensei no parto, como um processo de purificação, um ritual necessário para que nós, mulheres, nos tornássemos mães mais conscientes. A consciência de gestar o bebê é algo que vamos adquirindo diariamente no decorrer da gravidez. Desde que nos sabemos grávidas, duas novas pessoas se preparam para nascer, o bebê, e a mãe. Para mim foi sublime tomar consciência de minhas gestações, era como se algo mágico se apoderasse de mim, e eu me tornasse imortal através daquela nova vida que eu gerava. A medida que a barriga cresce, vamos ficando mais conscientes das responsabilidades, e pouco pensamos no parto nesse período. É somente quando essa vida nova começa a se fazer presente em forma de movimentos independentes que acontecem dentro de nosso corpo, é que começamos a nos dar conta de que aquele ser que vive em nós, um dia nascerá. Quando chega esse momento, sentimos apreensão, estranho seria se não sentíssemos, afinal há tantos mitos acerca do parto... Eu também me senti assim, mas sentia também, uma força enorme tomar conta de mim, e aquela emoção que só aquelas que sentiram os primeiros sinais do filho que vai nascer, sabem como é. O trabalho de parto chega assim, em pequenos sinais que vão se tornando claros e nos fazem acordar o corpo e a mente. Quando o trabalho de parto fica bem ativo, e sentimos as contrações tomarem conta de nosso corpo, uma força imensa e fora de controle nos impulsiona a continuar e uma energia que não se sabe de onde, nos deixa cheias de êxtase. O trabalho de parto tem momentos de dor, isso eu não posso negar, mas é um processo misturado com tanto prazer e alegria, que é impossível explicar. Eu não consigo pensar no nascimento sem passar pelo parto. Pra mim, o processo do nascimento foi decisivo para que eu me sentisse uma nova mulher, totalmente capaz de cuidar de minhas filhas. Após o parto eu me sentia leve, linda e plena.

Nenhum comentário: