sábado, 17 de julho de 2010

A MULHER, O PARTO E A DOULA

Nossa experiência como doulas, tem nos mostrado que uma mulher grávida precisa ter algum preparo para o parto, como; conhecimentos e trabalho interior, visto que são indispensáveis para poder participar de forma ativa e consciente durante o nascimento de seu filho, pois quem traz o bebê ao mundo é mulher e não os profissionais que a acompanham. Como doulas podemos prestar o apoio físico e emocional para facilitar este processo, porém se a mulher não se apropria do seu corpo e não busca ferramentas interiores para manejar as sensações intensas que lhe acontecem durante o trabalho de parto de nada serve o trabalho da doula.

Elementos para bem parir:

Confiança - que seu corpo é capaz de se abrir e dar passagem para seu bebê nascer. A doula - para lembra-la de que é capaz.

Informações – para planejar de modo seguro e consciente a forma como vai dar a luz e receber seu filho. A doula para guiá-la com amor para a experiencia transformadora que é o nascimento.

Consciencia Corporal - para acessar a sabedoria inata de seu corpo,sabendo exatamento o que precisa ser feito a cada momento para parir seu bebê com suavidade e segurança. A doula -
para apoiar o espaço de que precisa para entrar em contato com seu interior apoiando e ajudando á encontrar as posturas de que precisa a cada contração.

Intenção Sincera – querer verdadeiramente o parto natural, pois acredita que este é o melhor para si e para seu bebê. A doula que se valendo da intenção sincera da mulher faz o melhor para assegurar seus anseios.

Consentimento – a intensidade do momento do parto, as ondas que vem e vão e a levam para cada vez mais perto da maternidade... A doula para lembra-la que nesta jornada ela não se encontra sozinha.

Fé – de que nós mulheres somos instrumentos sagrados, elemento de co-criação dos seres, que adentram este mundo. A doula para mediar esse encontro com o divino.

A doula é apenas um elemento entre todos os outros. A confiança - de que se é capaz, as informações, a consciência corporal, a fé - no processo e no poder de criação aliados a intenção sincera de querer verdadeiramente parir, consentindo a naturalidade do processo de parto faz desse momento a mais nobre e transformadora experiencia que uma mulher pode vivenciar em toda sua vida. Se prepare para o parto e deixe-se transformar, sentir, viver essa experiência. (ultima frase da Rehuna)

Mary Annie PereiraPsicóloga Clínica e doula
CRP 08/12932
Fone: 41) 9628-6927
www.matergaiacuritiba.blogspot.com

Nenhum comentário: