terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nossa semana de aleitamento. É com muito orgulho que publico a reportagem que faz referência a abertura da semana de aleitamento em nossa cidade.

or Raphael Pena
Tamanho do Texto: Ampliar Texto Diminuir Texto
A Prefeitura promove, até 6 de agosto, a 1ª Semana Municipal de Aleitamento Materno, no auditório do Senac. O evento é realizado em comemoração à Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento, criada em 1992 por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Regina Barbieri, secretária de Saúde, comandou a abertura oficial, ontem, a partir das 14 horas. Em seguida, foi apresentado um vídeo aos participantes intitulado "Amamentação: apenas dez passos - O caminho amigo da infância".
Programação
De hoje a quinta-feira, a Comissão Municipal de Araraquara de Aleitamento Materno (CMAAM) apresenta o Projeto Amamentação nos Municípios (Amamunic). Trata-se de um questionário da Secretaria de Estado da Saúde que avalia a situação do aleitamento nos municípios. Ele foi aplicado em Araraquara durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a poliomielite, em setembro de 2009, com o objetivo de conhecer a realidade do aleitamento entre as crianças menores de um ano de idade da cidade.
Na terça-feira, às 8 horas, Tereza Nazira Lauand Caracio, gestora do Pronto-Socorro do Melhado e conselheira internacional de amamentação do Unicef, profere a palestra "O acolhimento da nutriz nas dificuldades com a amamentação", na qual explicará maneiras de lidar com a mãe com problemas no aleitamento. No mesmo dia, às 14 horas, a médica pediatra Rosana Smirne fala sobre a importância da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mãe.
A programação da Semana continua na quarta, às 8 horas, com p-alestra de Luciana Rueda Sborowski, fonoaudióloga do Espaço Crescer e coordenadora do curso na Uniara. Ela fala sobre a "Importância do aleitamento materno no desenvolvimento da linguagem".
Às 14 horas, Lucia de Fátima Batista Marcomini, cirurgiã dentista, orienta os participantes sobre a relação entre a amamentação e a saúde bucal da criança.
Na quinta-feira, os eventos começam às 14 horas, com uma mesa-redonda composta pela CMAAM, a nutricionista Rita de Cássia Garcia Pereira e Lucia Marcomini. O tema da discussão será "A situação do aleitamento materno no município de Araraquara. Como agir?".
Para encerrar as atividades, às 16 horas da sexta-feira, dia 6, será realizada uma caminhada de incentivo ao aleitamento materno, partindo da Maternidade Gota de Leite em direção à Prefeitura, onde as mães farão um "mamaço", dando de mamar aos seus filhos na Esplanada do Palacete das Rosas
Fotos feitas durante todos os dias serão expostas na semana seguinte, no Shopping Jaraguá e no próprio Senac. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail celina.lcsgarrido@sp.senac.br. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário: