sábado, 21 de agosto de 2010

Paternidade Ativa


Este mês decidimos falar de paternidade, afinal estamos no mês dedicado aos pais. Em nossos encontros mensais, o número de pais ativos está sempre um pouco maior a cada mês. Portanto nada melhor do que nos lembrarmos de uma figura muitas vezes decisiva pra que possamos estar fortes tanto na gestação, quanto no parto, e no resto da vida de nossos filhos. O pai de minha vida sabe que posso chamá-lo assim, é o Celso. O Celso foi o garoto por quem me apaixonei, e que topou viver comigo a aventura da criação de nossas filhas. Estamos juntos há 21 anos, idade de nossa filha mais velha. Como ele foi ativo durante todos esses anos, é muito simples. Apoiou-me em todas as gestações, chorou comigo a primeira cesárea desnecessária, sofreu com as minhas lágrimas quando os seios racharam no começo da amamentação, sentou-se ao meu lada em cada mamada noturna, me abraçou, me trouxe um agasalho, uma água, enfim, o que eu precisasse naquele momento. Quando chutei o pau da barraca e mudei de médico com 36 semanas de gestação para poder parir, também esteve ao meu lado, e tentou doular-me e confortar durante todo o trabalho de parto. Exultou de alegria quando voltei parida do centro obstétrico me abraçava e dizia: “você conseguiu, é o máximo”. Nunca viu o nascimento das filhas, pois era uma época em que isso era bem complicado em nossa realidade. Trocou fraldas, deu banho, curou umbigos, acalentou, ninou e rolo no chão. Deu papinha, ensinou a falar e a andar. Enfim, ele encarou a paternidade de modo mais do que ativo. Hoje, eu quero dizer o quanto foi importante essa parceria, o quanto os nossos laços de amor foram estreitados, o quanto nossas filhas o respeitam e o amam. Obrigada Celso por ser meu cúmplice maior nessa jornada de amor.

4 comentários:

Carol Balan disse...

Lindo, lindo, lindo! Parabéns pro Celso pelo exemplo!!

Carol Balan disse...

Lindo, lindo, lindo! Parabéns pro Celso pelo exemplo!!

Liu Paim disse...

o celso é um pai mto legal!!! exemplo mesmo e sem forçar nada, tudo com naturalidade! um gde abraço pra ele e dedinho em riste de olívia, kkkkk!

Anônimo disse...

Gostei do assundo Paternidade, me senti incluído. Parabéns! Quero um dia também poder acordar de madrugada simplesmente pra ficar do lado de minha esposa amamentando. Mas por enquanto tenho muito sono. rs