sábado, 27 de abril de 2013

A doula no parto e outras histórias


Hoje, 27 de abril, foi dia de encontro do grupo Nascer Naturalmente. O assunto central foi a Doula no parto e as nossas profissionais presentes puderam explicar seu papel na preparação e no próprio parto. Uma mulher que se coloca à disposição daquela que está para dar à luz e dá suporte físico, emocional mas, principalmente, encoraja a mulher no seu processo de empoderamento. Relembra a força que devemos redescobrir para parir naturalmente.

O Grupo de Apoio vai completar no próximo mês 5 anos de atuação em Araraquara, e o encontro de hoje trouxe muita gente nova sendo uma alegria pra nós, que organizamos as reuniões, pois prova que o movimento de apoio ao parto humanizado vem crescendo e ajudando muitas mulheres e homens na busca pelo melhor nascimento para seus filhos.

Também tivemos o prazer de ouvir 3 histórias de parto: um foi em Araraquara, no hospital particular, e nessa história a doula teve sua atuação no trabalho de parto, apoiando a parturiente em casa até o último instante. Quando a gestante foi para o hospital não esperou muito pelo nascimento e pode ter o sonhado parto normal.

O outro relato foi de um parto normal na maternidade municipal, em que os pais, conscientes e preparados, precisaram driblar algumas intervenções para que o bebê nascesse de forma mais natural possível.

Teve também o relato de parto de uma moradora de Rincão, que frequentou o grupo de apoio de Araraquara e teve sua bebê em São Carlos, pois desejava um nascimento respeitoso. Também foi acompanhada pela doula, e pôde tê-la até o final de todo o processo.

No dia 25 de maio, sábado, faremos nossa festa de aniversário! Será num local aberto, divulgaremos em breve... Esperamos todos vocês, para celebrar a valorização do bem nascer.


Nenhum comentário: