terça-feira, 20 de outubro de 2015

Quanto tempo devemos esperar um filho?

Observar uma mãe esperando seu filho, ver como ela lida com a gestação, com suas novidades e dúvidas, me fez lançar a cada mãe, e a mim mesma, essa questão:
Quanto tempo devemos esperar um filho?
Todos sabemos que uma gestação dura de 37 a 42 semanas, durante esse período, a qualquer momento, o bebê pode nascer. Mas a espera começa bem antes disso. Quando uma mulher sente que chegou a hora de engravidar. Ela então, passa a esperar a cada mês que a gravidez aconteça, essa, é a primeira espera. Em uma sociedade marcada pelo fast food, é difícil entender que o que é natural, acontece na toada do corpo. Mas com as mulheres modernas, raramente é assim. Chegamos então na observação daquelas mulheres que estão esperando a primeira gestação. Por muitos anos elas não desejaram que os filhos viessem, mas agora, sentem-se prontas, e desejam que os mesmo venham já. Nesse tempo de espera, elas aguardam ansiosamente a ausência da menstruação, e, algumas vezes, mais de uma ano se passa, antes que a gestação aconteça. Esse período da primeira espera, faz com que algumas mulheres busquem ajuda médica para algo que são perfeitamente capazes de fazerem a dois, como manda a natureza. Dos muitos exames e buscas infundadas de doenças inexistentes, a vida dessa mulher vai ficando mais tensa a cada dia, e um bebê, não gosta muito de se instalar num organismo tão tenso, cheio de dúvidas e ansiedades.
Então, rápida ou vagarosamente, chega a gravidez.
O segundo momento de ansiedade começa agora. Aconteceu a gestação, agora ela tem que fazer de tudo para que seja perfeita, exames, ultrassons, pesquisas, leituras, grupos de apoio, grupos virtuais. Uma gama de aparatos físicos e emocionais para garantir que tudo corra bem. Agora, saber o sexo, afinal, todo mundo faz isso... Pra que mesmo? Bom, os dias passam arrastados até que chegue o momento tão aguardado da sexagem fetal, ou da ultrassonografia. Sexo descoberto, arrumar quarto, fazer enxoval, pensar no parto, ou na cesárea. Muitas vezes após esse período, vem uma certa calmaria. Algumas conseguem quase ter uma rotina normal, não falta mais nada. Será? Então o tempo vai passando, e o nascimento se aproxima. O tempo de nascer, excetuando-se as cesáreas eletivas, também é regido pela natureza. Essa mãe natureza tão má, que foge ao nosso controle e nos faz passar dias e noites a esperar o parto. Quanto tempo leva para esse dia chegar? Sou capaz de esperar? As minhas amigas e conhecidas que engravidaram na mesma época que eu, começam a ter os seus bebês, e o meu? Não há nada que você diga para uma mulher nesse tempo, que vá ajudá-la a esperar com calma. Ela já foi absorvida por essa realidade em que tudo tem controle. Muitas vezes, toda a família dela, inclusive o seu parceiro, a angustiam diariamente questionando se tudo está bem, Por que não nasce? Esse tempo que não passa! Vem bebê!! Então, quando ela não mais espera, o bebê vem. Mas será que o parto demora? Há quanto tempo estou aqui? Será que é perigoso o parto levar tanto tempo. Agora que está tudo dilatado, por que não nasce logo?: O que falta? Por que será que depois de tanto esperar, ela ainda tem que esperar mais? E, finalmente, na hora dele, o bebê nasce. Das muitas esperas que vão nascer com ele, vem a uma das primeiras, quando ele vai conseguir mamar? Depois disso, quando o leite vai "descer"?
Finalmente em casa, com aquele tão esperado fruto, e ele chora, e quebra nossa rotina de sono, nosso ritmo, nossa vida social
Quanto tempo será que ele ainda vai chorar, quantas noites vai acordar? Mesmo com o passar dos meses, a mães vivencia as muitas esperas. Esperar pela primeira noite sem acordar, pela introdução alimentar, espera pela volta ao trabalho, pela primeira separação do filho, pelo desmame, pela primeira vez na escola...
Um dia, eles crescem, e voltamos a esperar. Esperamos que se saiam bem na escola, que encontrem bons amigos, que arranjem um bom namorado ou namorada. E uma vez adultos, ainda estamos esperando, que tenham um bom emprego, que sejam bem sucedidos, que se casem com quem escolherem, que tenham filhos... Não, de novo!!! Vamos ter que começar a esperar tudo de novo! Será que conseguimos?
Ser mãe é isso. E você, quanto tempo é capaz de esperar por seu filho?

Nenhum comentário: