terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aquele alguém que não pode faltar no seu parto

Ultimamente, pelo menos aqui em Araraquara, mulher grávida que quer parto normal precisa buscar. Os tempos mudaram, a cultura mudou, e ver o nascimento como algo natural (e por isso demandando tempo, dor, "sujeiras fisiológicas", vocalizações) é algo de poucos. Ainda acreditamos que as pessoas vão acordar desse sonho de que a cirurgia é melhor, que futucar o bebê e separá-lo da mãe quando nasce é o mais seguro, que o leite artificial nutre mais... enfim, enquanto esse dia não chega, lidamos com mulheres que, em vez de curtir o período de gestação relaxadas, precisam estar numa busca louca por quem as atenda no parto.

Em primeiro lugar, respire fundo!

Agora raciocinemos juntas: ter um médico humanista é bom demais. Ajuda sim!!! Faz um pré-natal justo, respeita suas vontades, apóia. Ter uma doula então, melhor ainda! Traz tranquilidade, apoio emocional, ajuda a lidar com os trâmites hospitalares, "filtra" muita coisa que pode atrapalhar o parto. O pai junto, apoiando e acreditando também é indispensável. Mas há alguém que é determinante e pode pôr tudo a perder ou a ganhar no seu parto: VOCÊ.

Porque se o médico se ausenta, a doula tem piriri, o marido desmaia, você vai deixar de dar à luz seu filho? Ir para o parto com dependência em algo externo a você causa, no mínimo, ansiedade. No pior dos casos, um medo danado. Nada melhor nessas horas que fechar os olhos (como uma criança que acha que se fecha os olhos fica invisível), entrar em contato com você mesma. Respirar fundo... conectar-se com o bebê. E encontrar a plenitude.

Faz o teste aí: fecha os olhos, respira profundamente e se encontre.

Uma boa hora!!!

Luiza Paim

Um comentário:

Cris e Celso disse...

Luiza, é isso mesmo. Eu sempre digo que o essencial pra bem parir, é estar grávida. Médico, doula e todo o conjunto da obra, não garantem um parto se a mulher não estiver conectada. Mulheres, uma boa hora!