segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A PARTICIPAÇÃO DO PAI NO PARTO.

"A PARTICIPAÇÃO DO PAI NO PARTO É PERIGOSA?" Michel Odent ® - 10/6/2003

"A participação do pai no parto é, sem dúvida, um aspecto do parto industrializado. Um século atrás, quando a maioria dos bebês nascia em casa, tal pergunta teria sido considerada irrelevante. Naquela época, todo mundo sabia que o parto era "negócio para as mulheres". Ao marido era dada uma tarefa prática, como passar horas fervendo água, mas ele não se envolvia no parto em si." 
E assim por diante o texto faz considerações dos prós e contras da presença do pai. Hoje, deixando de lado qualquer discussão, quero deixar aqui a nossa experiência positiva. Como doulas, temos acompanhado vários nascimentos, e grande parte deles com os pais presentes. Em nossa rotina, a presença dos pais muitas vezes é marcante. Tivémos momentos inesquecíveis, e já consolamos alguns pais após cesárea. Sempre percebemos o quanto o apoio do pai na escolha do parto, acaba sendo decisisva para que tudo funcione bem. Algumas vezes a falta do apoio torna a mulher mais vulnerável. Tivémos pais que participaram tão intensamente do processo, que parecia que haviam parido. Todos os caisais que doulamos participaram ativamente do preparo para o parto. Os pais vão se transformando lentamente, é um processo lindo de ver. Teve um pai que quase morreu ao ver a primeira cena de parto, um outro, que disse que não desejava participar do parto, pois achava um processo muito cheio de "melecas". O primeiro foi se transfomando e aprendendo muito , e no final já não tinha dúvidas. O segundo, foi muito engraçado, no dia do parto participou intensamente, e ficava na banheira junto com a esposa esperando o momento de aparar o bebê. Depois do parto, ao ver a banheira toda cheia de sangue ficou surpreso ao se dar conta de que esteve ali dentro e que adorou tudo aquilo. E não é só o parto não, esses pais se tornam muito mais ativos nos cuidados com o bebê, no apoio ao aleitamento e em vários aspectos da paternidade. Vejo que a presença do pai, opiniões a parte, em nossa vivência tem sido preciosa e imprecindível. Sei que tem também experiências difíceis. Tivémos um pai que cuidou tanto da esposa, que ela não conseguia parir, foi só ele sair um pouco, e o bebê chegou. Acho que é tudo uma questão de preparo, de desejo forte. O homem, assim como a mulher, tem que saber o que deseja, querer 100%. O último parto que acompanhamos, o pai era força total, apoio, olhares de carinho e respeito pela esposa, o nascimento foi pleno e emocionante e foi um prazer chorar de alegria com eles.

 



Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim foi fundamental o envolvimento, o apoio, a cumplicidade e respeito que meu esposo teve durante toda a gravidez, parto e cuidados com os nossos filhos. Acredito que criamos um vínculo ainda mais forte! Não seria a mesma coisa sem a participação e força dele!
Fabiana